top of page
Buscar

Espírito Santo. Um estado rico que poucos conhecem.


O Espírito Santo é um estado muito próspero e que vem crescendo exponencialmente a cada ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo registrou crescimento de +2,5% no segundo trimestre de 2019 quando comparado ao trimestre imediatamente anterior, desempenho melhor que o nacional, que foi de +0,4%. O estado tem investido muito em incentivos fiscais e em sua estrutura com o objetivo de fomentar cada vez mais o desejo das empresas de virem para cá. Localizado estrategicamente no Sudeste brasileiro, pertinho dos principais centros de negócio do país, é um ótimo local para instalar sua operação logística. Através de dados extraídos do site do Governo do ES poderemos esclarecer melhor.


LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

Situado no litoral do Sudeste brasileiro, próximo aos grandes centros de produção e consumo do país. Em um raio de 1200 quilômetros alcança 60% do PIB nacional.

O Espírito Santo faz divisa com Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e com o Oceano Atlântico. É um estado totalmente integrado ao mercado nacional e internacional e sua capital, Vitória, fica a 412 km do Rio de Janeiro, 382km de Belo Horizonte, 742km de São Paulo e 947km de Brasília.


ECONOMIA DIVERSIFICADA

A economia do Espírito Santo é diversificada e movimenta negócios das seguintes cadeias produtivas:

Indústria do vestuário e acessórios - movimenta cerca de 1.300 empresas no Espírito Santo, incluindo micro, pequenas e médias. Estão localizadas em vários municípios, com destaque para Colatina, no Noroeste do Estado, e também para a Região Metropolitana da Grande Vitória. A cadeia produtiva do setor é composta por diversos organismos, que interagem entre si e compõe, de forma produtiva, o segmento do setor têxtil. Em um cenário competitivo as empresas do setor encontram apoio do Estado para incentivar a qualidade na gestão, inovação em design e tecnologia, além de diversas formas de financiamento que os setores públicos oferecem aos empreendedores, para a realização de investimentos.

Petróleo e gás - segundo maior produtor brasileiro.

Siderurgia e mineração - maior exportador do mundo de pelotas de minério de ferro e grande produtor de aço.

Celulose - sede da maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto.

Rochas ornamentais - possui uma das maiores reservas de mármore e granito do País, com uma enorme variedade de cores.

Moveleiro - sexta maior indústria de móveis do país.

Além dos setores metalmecânico, confecções, construção civil, alimentos, automotivo, entre outros.

Destaque também para o agronegócio, com ênfase para as seguintes produções:

Café - segundo maior produtor e exportador nacional.

Fruticultura - primeiro lugar na produção e exportação de mamão e sede de uma das maiores fábricas de sucos do mundo.


AEROPORTO

Eurico Aguiar Salles (em fase de ampliação) - O principal aeroporto capixaba, localizado em Vitória num sítio aeroportuário com pouco mais de 5,4 milhões de metros quadrados, a cerca de 15 minutos do centro empresarial da Capital. Atende a um número crescente de passageiros e faz voos regulares internacionais de carga.


PORTOS

Os dois principais portos são:

Complexo do Porto de Vitória - administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), movimenta carga geral por meio dos terminais Cais de Vitória, Capuaba, Peiú, Atalaia, Flexibrás, TVV e CPVV;

Terminal Vila Velha (TVV) - terminal especializado em contêineres operado pela iniciativa privada (Log-In Internacional e Logística). É uma excelente alternativa para operações de importação e exportação de contêineres e carga geral, destacando-se como um dos mais produtivos terminais brasileiros nesse segmento.

Projetos de investimentos em Portos

Portocel (privado) - Terminal no município de Aracruz, especializado em celulose. Projeto de expansão para movimentação de carga geral.

Porto Central (privado) – Parceria entre a TPK Logística e o Porto de Roterdã, maior porto marítimo da Europa. Porto multicargas: contêiner, granel sólido (soja, minério, etc), granel líquido e apoio offshore, no município de Presidente Kennedy, localizado no extremo Sul do Estado.

Terminal Portuário de Urussuquara – Petrocity (privado) – Terminal de cargas gerais a ser instalado no município de São Mateus com projeto de atender também às demandas de serviços logísticos offshore do mercado nacional de petróleo e gás.

Além destes o ES ainda possui os seguintes portos, que atuam de maneira geral com petróleo, gás e minério de ferro.

Terminal Norte Capixaba (Transpetro) em São Mateus;

Portocel, localizado em Barra do Riacho (Aracruz);

Terminal Aquaviário Barra do Riacho

Complexo Portuário de Tubarão;

Terminal de Tubarão - Operado pela Vale;

Terminal de Granéis Líquidos (TGL);

Terminal de Praia Mole;

Terminal de Produtos Diversos (TPD);

Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS);

Companhia Portuária de Vila Velha – CPVV;

Porto de Ubu (Samarco);


AÇÕES DE ESTÍMULO À ECONOMIA

Invest-ES

Programa de incentivos fiscais que tem como objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica das estruturas produtivas e o aumento da competitividade Estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.

Mais informações: no próximo post


Programa de Competitividade

Criado em julho de 2003, o Programa de Competitividade Sistêmica do Estado do Espírito Santo(COMPETE-ES) é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) em parceria com o Espírito Santo em Ação.

Em seu eixo de atuação focado na gestão, o programa visa a contribuir para a melhoria da competitividade de organizações capixabas de qualquer porte por meio da realização do Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES) e de capacitações on-line e presenciais na área de gestão.

O PQES tem como referencial o Modelo de Excelência da Gestão - MEG®, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Objetivo: Contribuir para a melhoria da competitividade das organizações no Espírito Santo, por meio da avaliação e evolução da gestão.

Visão: Ser referência no desenvolvimento da competitividade sistêmica do Espírito Santo.

Mais informações: no próximo post


Além destes o estado conta com mais três importantes incentivos, FUNDAP, FUNRES e SUDENE que serão explanados em outro post.


(referência: GOVERNO DO ESTADO DO ES. Governo ES. Disponível em:https://www.es.gov.br/. Acesso em: 01 de abril. 2020


E aí, você conhecia todos estes benefícios? Contate-nos através do nosso e-mail, logo abaixo, para conversarmos.

341 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page