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Missão e Valores organizacionais: missão impossível?


Já ficou desconfortável quando lhe foram solicitadas sugestões para descrever missão e valores da empresa que trabalha? Por que será?

Geralmente, executivos reunidos para definição da missão e valores, tendem a sugerir os pontos fortes da empresa ou como eles irão articular as palavras de forma a resumir o negócio sem frustrar seus superiores. Acabam por descrevê-los de forma fria, engessada, genérica e o resultado são frases de efeito apenas para serem emplacadas e estampadas nos corredores de entrada da organização, não dando a oportunidade do cliente interno e externo entenderem de fato seu alvo. Passei por algumas empresas ao longo dos meus anos de experiência e posso afirmar, se algum funcionário fosse questionado qual era a missão e os valores ele não teria a menor ideia, não saberia nem começar a descrevê-las e ainda procuraria na parede a frase para poder lê-las. Sem sentimento e sem rumo, ou seja, aquela missão e os valores não eram a bússola que precisavam ser.

Segundo, Jack Welch em seu livro Paixão por Vencer, afirma que a pergunta ideal a ser feita para definir uma missão é:

“Como nossa empresa vai vencer a concorrência?”

Essa resposta requer que as empresas façam escolhas sobre pessoas, investimentos e outros recursos de forma a direcionar o curso do barco. Por tratar-se de uma pergunta direta e objetiva, evita a armadilha da organização ser tudo para todo mundo, o que sempre será uma grande mentira. Sabendo responder essa pergunta a missão é transformada em bússola e torna a missão assertiva, lucrativa e possível. Uma empresa sem lucratividade não chega a lugar nenhum e a missão deve apresentar uma forma de crescimento sustentável e rentável. Só desta forma os acionistas sentirão firmeza e utilizarão a missão como ponto forte. Podemos buscar ideias de todos os lugares e pessoas, mas é importante que a missão seja definida pela alta gestão, pois, deve ser criada por pessoas que serão responsabilizadas por ela. Já em relação aos valores, deveriam ser a tradução de como a missão será atingida, trata-se apenas de comportamento. Qualquer um pode e deve dar sugestões de quais valores são fundamentais para que a missão seja alcançável. É um trabalho da organização inteira e não importa se essa é grande ou pequena, basta a empresa criar um canal de comunicação fácil para captar as melhores ideias. Definir missão e valores traz longevidade e comprometimento do time.

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